10 Lições de Estratégia de Marketing Online de Barack Obama

Em 2008, Barack Obama ganhou a presidência dos Estados Unidos com uma das campanhas de marketing online de maior sucesso na história.

Tiveram novas eleições em 2011 … Barack Obama relançou sua campanha de marketing online com a esperança de alcançar semelhante, se não melhor, resultados do que em 2008. É claro que desta vez ele tem a vantagem de já ser o presidente.

Neste artigo, vou abordar 10 áreas de sua estratégia de marketing online de 2011, bem como explicar como você pode aplicá-las em seu negócio.

1. Um site com alto desempenho de Otimização é usada para acionar Ação Política de Marketing.

Quandose entra na pagina www.barackobama.com, a primeira página que você vê é uma página de destino que está focada em obter somente uma coisa: seu endereço de e-mail e CEP.

O principal apelo para conseguir este email esta destacado em vermelho. É óbvio o que eles querem que você faça.

A equipe de marketing de Barack Obama sabe que a chave para conseguir alavancar sua campanha é capturar emails e ficar em contato com os eleitores regularmente, através de e-mail marketing … Todo o site é voltado para conseguir e-mail, assinaturas e doações.

Aplicação em seu negócio: Qual é a principal ação que você quer que seus visitantes exerçam? Você está capturando os endereços de e-mail de pessoas que visitam o seu site? Pense em alguma promoção ou beneficio que você pode oferecer para que as pessoas cadastrem seus emails em seu site.

2 Testes A/B são usados para conseguir o desempenho máximo.

Mesmo que o site tenha um bom desempenho, a equipe de Obama sabe que a melhor maneira de melhorar a página de destino é a forma como as pessoas reagem a ela. Com isso em mente, a equipe de Obama testa vários layouts de pagina de destino e mede qual os melhores resultados.

Quando você considera a quantidade de tráfego que seu site esta recebendo, uma melhoria na taxa de conversão de apenas 1% pode significar centenas de milhares de eleitores adicionais em seu banco de dados se seu site for muito visitado. Pequenas alterações podem significar grandes mudanças nesta escala.

Aplicação em seu negócio: Use o Google Analytics para identificar as páginas mais visitadas, com mais alto desempenho em seu site. Teste diferentes layouts para verificar qual tem maior desempenho, ou teste diferentes artigos para observar qual tem melhor aceitação.

3. uma proposta é feita na página “Obrigado”

Assim que você cadastre seu email na pagina principal você é levado a outra pagina que incentiva você a fazer uma doação. O pagina de doação é uma das mais valiosas paginas no site, porque é a página que é exibida logo após ter sido tomada uma ação (neste caso, o envio do formulário).

Observe como Barack Obama está olhando para cima? Naturalmente, seus olhos são levados para a parte superior do formulário, bem … Isto não é uma coincidência. Eles usaram isso para aumentar a quantidade de doações para sua campanha.

O formulário também oferece opções de quanto você pode doar, o que significa que as pessoas podem doar de $ 10 ou até US $ 1.000 ou mais. Acabando com qualquer questão que as pessoas possam enfrentar quanto o valor que desejem doar.

Aplicação em seu negócio: Reveja a página que os visitantes veem depois de realizar uma ação em seu site. O que mais você poderia oferecer nessa página para impulsionar a ação adicional? Oferecer outros produtos ou serviços, ou mostrar outros artigos que tem relevância com este artigo?

4.-email marketing é usado para construir o relacionamento.

Depois do usuário cadastrar seu email, Barack Obama usa e-mail marketing para construir um relacionamento longo do tempo. Ele compartilha atualizações sobre o que ele está fazendo, sua opiniões sobre vários assuntos. Seus e-mails são sempre escritos na primeira pessoa, dele para você, construindo ainda mais a sua credibilidade e confiança.

No final de cada e-mail é feita novamente uma chamada à ação para “doar agora”, que é um dos objetivo principais do site. O foco principal de cada e-mail é comunicar uma mensagem clara, que é feito com maestria.

Aplicação em seu negócio: Você tem um banco de dados de clientes? Em seguida, programe uma estratégia de e-mail marketing para desenvolver a relação com seu cliente, gere confiança, e estabelece sua empresa como líder no mercado.

5. O Blog é usado se para conectar com o mercado.

Barack Obama usa o blog para se comunicar com seus visitantes e simpatizantes. Ele compartilha artigos, comentários, vídeos do YouTube e atualizações do Twitter.

Você também vai notar que há um botão “Doações” em cada página, para impulsionar a ação .
Ter um blog se alinha perfeitamente com as mídias sociais.

Aplicação em seu negócio: Tenha de um blog em seu site e use para se conectar com seus visitantes. Compartilhando artigos educativos ou informativos que serão usados no e-mail marketing e mídias sociais.

6. As Mídias Sociais são totalmente integradas ao site.

Em 2008, Barack Obama teve uma forte presença em diferentes plataformas de mídias sociais, e promoveu todas elas em seu site. Em 2011, esse número foi reduzido para dois … Facebook e Twitter, o que reflete o crescimento e participação de mercado que essas duas mídias sociais têm alcançado nos últimos três anos. É claro que ele ainda usa o YouTube para transmitir seus vídeos e Flickr para hospedar suas imagens, mas ele limitou sua rede social para Facebook e Twitter. Hoje em dia ele também usa o Instagram.

Cada post que você colocar em seu site permite que você compartilhe esse post no Facebook e Twitter, e você pode convidar seus amigos do Facebook para o seu site. Esta é a maneira de como os blogs se alinham perfeitamente com as mídias sociais, porque as pessoas são muito mais propensas a compartilhar apenas uma informação, em vez de um site inteiro.

Se Barack Obama, com todos os recursos à sua disposição, só está se concentrando no Facebook e no Twitter, então por que você iria gastar algumas horas do seu precioso tempo em qualquer outra coisa?

Aplicação em seu negócio Integre Facebook, Twitter e Instagram com o seu site e, em particular, com seu blog. Quanto mais interessante e relevante for a informação que você compartilhar, mais pessoas também compartilharão.

7. Campanhas são segmentadas por mercado.

O site de Obama é segmentado por estado para que eleitores possam se manter atualizado com o que está acontecendo em seu estado. Isso permite que Barack Obama use o site principal para suas mensagens nacionais e as páginas estaduais para mensagens baseados no estado.

A segmentação impulsiona o engajamento com seus eleitores, porque eles só lêem o que estão relacionado com eles … Isso é fundamental para o desempenho do seu site e campanha de mídia social.

Obama também tem páginas do Facebook e Twitter para cada estado, para impulsionar ainda mais o comprometimento e engajamento.

Aplicação em seu negócio: Como você pode segmentar seu mercado para impulsionar o engajamento? Dê uma olhada em seu site, banco de dados e e-mail marketing e pense sobre como você pode refinar a sua mensagem para cada segmento.

8 Facebook é usado para comunicar com usuários do Facebook.

Página principal do Facebook Barack Obama tem mais de 41 milhões de fãs … e isto não inclui os fãs que ele tem em suas páginas do Facebook baseado nos estados. Ele usa o Facebook para compartilhar atualizações sobre sua campanha, compartilhar seus vídeos e post.

É importante ressaltar que ele não tenta vender qualquer coisa através de suas atualizações de status (ou seja, ele não pede doações). Ele usa o Facebook para impulsionar o engajamento … E com feedback sobre suas atualizações de status superior a marca de 5.000 comentários, supomos que ele está fazendo isso bem. Ele usa sua pagina como uma espécie de jornal de sua campanha.

Aplicação em seu negócio: Configurar uma página de Facebook para o seu negócio e comece a se comunicar com o seu mercado, com o objetivo de engajamento e não somente venda.

Poste assuntos de interesse de seu publico. Use como uma forma jornal online.

9 Twitter é usado para comunicar com usuários do Twitter.

O perfil do Twitter principal de Barack Obama tem mais de 44 milhões de seguidores. Ele usa o Twitter para compartilhar opiniões, pensamentos e atualizações em sua campanha. Obama também usa hashtags para participar de conversas.

É uma ótima maneira para os usuários do Twitter mantenham-se atualizados com a campanha de Obama.

Aplicação em seu negócio: Instale de um perfil no Twitter para o seu negócio e participe de discussões da área, usando hashtags.

10 Site amigáveis para smartphones.

Barack Obama tem um site amigável para smartphones. Com o crescimento do uso da Internet móvel, ter um site amigável é fundamental para dar uma melhor experiência para os usuários de telefones móveis.

Quando você visitar o site principal no seu telefone, ele redireciona automaticamente para a versão mobile do site.

Os usuários móveis podem ficar conectados, compartilhando pelo seu telefone as noticias e receber alertas de texto da campanha de Obama. Eles também podem fazer uma doação diretamente de seu telefone.

Aplicação em seu negócio: Reveja o Google Analytics e descubra quantas pessoas estão acessando o seu site através de um telefone móvel. Se for superior a 5%, talvez você deva considerar a construção de um site amigável para o seu negócio.

A Estratégia.

A estratégia de Barack Obama não mudou muito desde 2008 … Construir um banco de dados, aumentar seguidores de mídia social, incentivar as doações, e construir credibilidade e confiança através de uma comunicação contínua e sincera.

A principal diferença em sua campanha de 2008 para a de 2011 é que ele está se concentrando apenas no Facebook e no Twitter para se conectar com as pessoas através da mídia social.
A coisa mais importante para levar em conta com este artigo é que o processo de alcançar o sucesso online é o mesmo em todos os mercados … Mesmo quando se tratar de campanhas políticas!

Recapitulando a estratégia:

1.Desenvolver um site eficaz que impulsiona a ação.
2.Conduzir os visitantes para o seu site usando o marketing e publicidade.
3.Construir um relacionamento com seus clientes potenciais através de e-mail. marketing e mídias sociais.
4.Ampliar seu alcance através do celular.
5.A aplicação de todas estas medidas em conjunto é a chave para o sucesso.

Fonte: Bonde

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